quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

o pote

este texto não é meu, foi-me dado por uma colega minha =) no entanto como gostei tanto dele decidi partilhá-lo com todos!! as minhas desculpas ao autor!!!!

«Quando a tua vida parece um caos e as 24 horas por dia parecem não chegar, lembra-te do pote de vidro e do café.Na sala de aula, o professor estava de pé com alguns objectos em cima da secretária.Quando a aula começou ele, calado, pegou num frasco grande de vidro, vazio, e começou a enchê-lo com bolas de golfe.Quando não cabiam mais, ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.Todos responderam que sim.O professor então pegou num saco de feijões secos e, ao chocalhar o frasco, estes iam entrando para os buracos vazios entre as bolas de golfe.Quando não cabiam mais, ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.Todos responderam que sim.Neste ponto, o professor despejou um saco de areia para dentro do frasco.Como é óbvio, a areia ocupou todo o espaço restante do frasco.Quando não cabia mais ele perguntou aos alunos se achavam que o frasco estava cheio.Todos responderam que sim.Foi então que o professor agarrou em dois copos de café e os entornou lá para dentro.Agora sim, não havia mais espaço.Os alunos desataram a rir !!!"Agora," disse o professor enquanto as gargalhadas ainda se ouviam, "eu quero que vocês reconheçam que este frasco representa a organização da vossa vida"."As bolas de golfe são as coisas mais importantes: a família; a saúde; os amigos e tudo o que vos é mais querido, de modo a que se tudo na vida desaparecesse e só ficassem elas, a vossa vida continuava cheia!""Os feijões são as outras coisas importantes da vida: o trabalho; casa; o carro...""As areias são todas as restantes pequenas coisas.""Se encherem primeiro o frasco com a areia, já não há espaço para o feijão nem para as bolas de golfe.""O mesmo se passa com a vida.""Se gastarem todo o tempo e toda a vossa energia com as pequenas coisas nunca vão ter espaço para as coisas que são verdadeiramente importantes para vocês.""Tomem conta das vossas bolas de golfe primeiro, das coisas que têm mesmo importância.""Tenham prioridades. Para o resto vai sempre haver espaço.""Não encham o vosso frasco primeiro com a areia, pois as bolas de Golfe não vão caber no fim."Um aluno perguntou:- E o café é o quê ?- Ainda bem que perguntas. Eu ia agora mesmo dizer-vos:É que mesmo quando sentem que a vossa vida está cheia, há sempre espaço para beber um café com um amigo.»

2 comentários:

Provocador disse...

Uma colega? Sabes bem quem são as colegas. O cafezinho? Não me apetece. Mas o tempo que demora esse cafezinho? Passá-lo contigo? Faço questão! ;)

Em relação à falta do autor: o plágio é a mais sincera forma de elogio...

angela disse...

sinto-me linsongeada!!